Instituto Pensar - Dupla de Bolsonaro: Mendonça e Nunes armam ?arapuca golpista? no STF

Dupla de Bolsonaro: Mendonça e Nunes armam ?arapuca golpista? no STF

por: Igor Tarcízio 


A dupla de ministros do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF), o lacaio Kassio Nunes Marques e o terrivel evangélico André Mendonça (Imagem: Socialismo Criativo)

A dupla de ministros do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF), o lacaio Kassio Nunes Marques e o terrivelmente evangélico André Mendonça, estão realizando um ótimo trabalho sujo para o Planalto. Após Nunes derrubar decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que havia determinado a cassação do mandato do deputado bolsonarista Fernando Francischini e a ministra Cármen Lúcia abrir uma ação que constentava a ação, Mendonça pediu vista e suspendeu o julgamento.

Na decisão dada na última semana (4), o lacaio derrubou, de forma monocrática, uma decisão do TSE que havia cassado o parlamentar por disseminar informações falsas contra o sistema eleitoral no pleito de 2018.

No julgamento que foi congelado, os ministros do Supremo analisavam um mandado de segurança apresentado pela defesa de um dos suplentes de Francischini que perdeu a cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) após a decisão de Nunes Marques. Com o pedido de vista, não há data para o STF retomar a análise, que depende da devolução do processo pelo terrivelmente evangélico.

O complô dos dois bolsonaristas em prol do governo não é de se estranhar. Nunes Marques e André Mendonça, desde suas sabatinas, se mostraram uma "extensão? do Planalto dentro do Supremo. Por diversas vezes, os magistrados defenderam pautas à favor do presidente Bolsonaro.

Leia também: Nunes Marques: o "ministro-lacaio? de Bolsonaro dentro do Supremo

Agora, com o clima de desconforto dentro da Corte máxima, a duplinha mira no desejo do mandatário em reaver o mandato do disseminador de fake news Francischini, que foi o parlamentar mais votado do Paraná ? reduto bolsonarista ?, em 2018 e o primeiro a ser cassado pela Justiça Eleitoral por disseminar fake news.

O objetivo da arapuca? Ainda não se sabe, mas a especulação é de maior apoio a Bolsonaro ? que amarga em desaprovação e intenção de voto da população ?, em ano de eleição.

Julgamento paralelo

Apesar da suspensão do julgamento pelo plenário do STF por André Mendonça, ainda há esperaçnas: nesta terça-feira (7), a Segunda Turma da Corte julgará se confirma, ou não, a liminar dada por Nunes Marques na última quinta-feira. O julgamento foi incluído na pauta da turma pelo ministro na noite desta segunda, a poucas horas do início da análise virtual.

Na noite de segunda-feira, (6) o Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou com recurso para restabelecer a cassação do deputado. O vice-procurador-geral Eleitoral Paulo Gustavo Gonet Branco defendeu que a conduta de Francischini "coloca em risco a própria integridade do processo eleitoral? e não pode ser ignorada.




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: